Desde 2020, o Café Canecão instituiu a criação de um Comitê de Sustentabilidade. A princípio, a função da equipe era administrar de forma justa, os pedidos de doações que chegavam até a empresa.
Para tornar mais isenta a decisão, foi criada uma matriz de multicritérios, com pontuações diferenciadas de acordo com os valores e objetivos da organização, assim como o número de pessoas beneficiadas. Desde então, realizamos doações mensais para 11 instituições, com um montante de aproximadamente 1 tonelada de café ao ano, além de outras ações de assistência social.
Apesar de ter um impacto relevante para a manutenção dessas instituições, sabemos que não é apenas de ações solidárias que se constrói a sustentabilidade. O meio ambiente é um pilar fundamental da continuidade saudável de uma empresa e por isso, desde a criação do comitê, o Café Canecão têm intensificado suas políticas de redução de impacto ambiental.
Dentre os programas voltados ao meio ambiente estão as coletas seletivas de esponjas e materiais de escritas, por meio da parceria com a TerraCycle. E de coleta e destinação de óleo de cozinha para a Duque Recicla.
Outra iniciativa de destinação proveniente das atividades da empresa é a de resíduos de café e embalagem do café alto vácuo (aparas da produção). Somente em 2023, mais de 3 toneladas da embalagem de café alto vácuo foram encaminhadas para a produção de telhas ecológicas.
Já os resíduos de café provenientes da torra, moagem e também consumo das máquinas de café expresso da empresa, somaram mais de 40 toneladas e foram encaminhadas para a produção de fertilizantes orgânicos.
Ainda estamos longe de não impactar o meio ambiente, mas acreditamos que cada passo faz uma enorme diferença no resultado final. E você? O que tem feito para reduzir seus impactos?