Ele é saboroso, torna qualquer encontro mais acolhedor, quebra o gelo das reuniões e ainda emagrece? Sim! Por isso que a gente ama café!
Já ouviu falar em termogênese? A gente explica. Essa palavra estranha é o nome de um processo do nosso corpo que usa as calorias dos alimentos (e aquelas guardadas nas gordurinhas localizadas) para produzir calor e energia. Temos algumas maneiras para estimular essa queima calórica e uma delas é a ingestão de alimentos termogênicos, como o café!
Pausa para uma informação relevante: o composto do café responsável por esse aumento é a cafeína, então essa regrinha de emagrecimento não vale para os tipos descafeinados, ok?! Dito isso, voltamos aos estudos que apontam um aumento do gasto energético após a ingestão de cafeína (presente no café)… Eles demonstram que esse aumento é dependente da quantidade de cafeína ingerida. Seis xícaras de café por dia equivalem a um consumo energético extra de aproximadamente 100kcal.
Parece ótimo, né? E se eu te contar que além de ajudar a queimar mais calorias, o café ajuda a liberar essa caloria justamente das gordurinhas? Isso mesmo. A cafeína ajuda a liberar as reservas de energia (gordura corporal) e com isso protege a massa magra e tecidos vitais na queima energética.
Com todos esses benefícios só não vale passar o dia à base de café, hein? O café tem muitas propriedades benéficas ao corpo, mas é importante consumir sem exageros. O ideal é consumir a bebida durante o dia, para dar mais energia, e diminuir o consumo no período da noite para não afetar o sono. Recomenda-se que a primeira xícara deve ser tomada na primeira hora após o despertar e as demais, com intervalos mínimos de duas horas.
Já leu nossas dicas para um bom café coado? Corre lá e aprenda a se beneficiar de todas as propriedades dessa bebida.